sábado, 2 de julho de 2011


 Atividade I do Módulo III da formação para professores/UCA

    • “A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores”. ( Jean Piaget)

    • “Um dos desafios é a questão da dúvida, a dúvida como princípio do conhecimento, o que abre espaço para a incerteza e o desafio.” (Sandra Pesavento)

    • “Quando o aprendiz é desafiado a questionar, (…) quando lhe é permitido formular questões que tenham significação para ele, (…) passa a desenvolver a competência para formular e equacionar problemas”. (Léa Fagundes)
    • “Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino”. (Paulo Freire)

    • “Aceitar, ou se fazer, uma pergunta significa mergulhar em busca de respostas”. (Maturana e Varela

    • “A educação deve favorecer a aptidão natural da mente em formular e resolver problemas essenciais e, de forma correlata, estimular o uso total da inteligência geral. Este uso total pede o livre exercício da curiosidade, a faculdade expandida e a mais viva durante a infância e a adolescência, que com freqüência a instrução extingue (…) “. (Edgar Morin)



    Ao considerar as citações desses pensadores, foi possível observar que o conceito da problematização e provocação como meio de ser e formar seres pensantes e questionadores, perpassou em todas elas.
    Penso que esses conceitos foram selecionados  propositalmente para que refletíssemos em como utilizar o laptop como ferramenta dessa estratégia de ensino.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário